Ajude 
 o Rio Grande do Sul

NOSSO

BLOG

Potencialize sua estratégia: benefícios da importação por Santa Catarina 

Venha descobrir, neste artigo, por que importar via Santa Catarina pode potencializar a sua estratégia de importação. 

Em suma, as importações representam uma ótima oportunidade para as empresas que tem por objetivo a otimização das suas operações. Além de oferecer ao mercado nacional uma maior variedade de produtos ao consumidor, os importadores podem vislumbrar maiores margens de lucro com o uso de insumos fabris e maquinários oriundos de países estrangeiros. 

Para atingir esses objetivos, é necessário se observar todos os custos envolvidos para que se mantenha competitiva em um cenário econômico globalizado. 

Logo, a escolha do porto ou aeroporto para realizar a importação torna-se estratégica pelos benefícios fiscais e logísticos que podem ser obtidos. 

E, diante desse cenário, temos Santa Catarina, que além da sua localização geográfica estratégica, se destaca por ser o 2º estado no ranking de competitividade. Acompanhe a leitura! 

O que são benefícios fiscais na importação? 

Segundo a Secretaria da Fazenda de Estado de Santa Catarina (SEFAZ-SC) os incentivos (também conhecidos como benefícios) fiscais são o “conjunto de políticas públicas que realizam a redução ou isenção de impostos”. 

O seu principal objetivo é fomentar o desenvolvimento da economia local, ou seja, o estado atrai investidores enquanto gera empregos diretos e indiretos. 

Leia mais: Benefícios fiscais: Um guia prático para redução de custos 

Por que importar via Santa Catarina? 

A otimização operacional de uma empresa decorre da análise detalhada da cadeia de suprimentos, e de como consegue-se diluir os gargalos de cada etapa. 

Fato é que o estado de Santa Catarina viu uma oportunidade de atrair mais recursos para seus cofres, a partir do fomento das importações. Afinal, no macroambiente econômico as empresas não conseguem ter um poder de decisão como no microambiente. 

Dessa maneira, além da questão do benefício fiscal, conseguiu aliar questões muito estratégicas, como a sua localização geográfica, infraestrutura logística e capilaridade de distribuição. 

Por essa razão, a Secretaria Executiva de Articulação Internacional do Governo de Santa Catarina aponta os motivos de importar via Santa Catarina. São eles: 

  • Localização geográfica: O estado se destaca como hub logístico, aproveitando sua proximidade com grandes mercados do Brasil e da América do Sul; 
  • Incentivos fiscais atrativos: Oferece benefícios fiscais competitivos que reduzem custos e agilizam operações de comércio exterior, garantindo qualidade e eficiência nos processos de importação e exportação; 
  • Agilidade e eficiência logística: Mantém linhas regulares com portos globais, movimentando toneladas anuais e oferecendo uma infraestrutura diversificada que inclui portos marítimos, aeroportos e conexões terrestres com a Argentina. 

TTD e o diferencial no tratamento do ICMS 

O Governo catarinense estabeleceu os Tratamentos Tributários Diferenciados (TTDs) para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Seu objetivo foi, assim, realizar a promoção do emprego e da renda no estado. 

Sendo assim, os benefícios relacionados ao processo de importação são: 

  • TTD 409: A alíquota varia de 0,6% a 2,6%, porém alguns produtos destacam 4% na Nota Fiscal (NF) e a empresa aufere crédito; 
  • TTD 410: O recolhimento do ICMS não é condicionado ao registro da Declaração de Importação (DI/DUIMP). Relaciona-se à venda da mercadoria, ocorrendo uma desoneração do fluxo financeiro da empresa e também gera crédito; 
  • TTD 411: Para realizar o diferimento solicita-se a apresentação de garantias, o que o diferencia do TTD anterior. 

Porém, para alguns segmentos da indústria e/ou determinados ramos de atuação, a concessão fica atrelada à apresentação de um projeto de instalação ou expansão do empreendimento no território catarinense. 

Excelente complexo portuário 

A estrutura portuária de Santa Catarina é composta por cinco portos, sendo que dois deles (Itapoá e Navegantes), de acordo com o ranking publicado no relatório anual do setor pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), fecharam os primeiros quatro meses de 2024 no 2º e o 4º lugar (respectivamente) com a maior movimentação de carga. 

Destaca-se ainda que os outros portos de SC são: São Francisco do Sul, Itajaí e Imbituba. 

Outro fato interessante para importar via Santa Catarina é a facilidade em relação à logística de distribuição feita por empresas situadas em outros estados do Brasil. Isso porque o acesso aos portos de Imbituba, Itajaí e Navegantes é facilitado pela sua localização próxima à BR-101, uma das principais rodovias do país. 

Saiba mais sobre a importância do planejamento na importação 

No Comércio Exterior, nas operações de importação, o início desse planejamento acontece no processo de escolha de fornecedores, definição do Incoterm, escolha do modal de transporte e finaliza com os procedimentos fiscais e aduaneiros para nacionalização da mercadoria. 

Portanto, devido aos vários intervenientes no processo e à volatilidade cambial, esse processo deverá ser “contínuo, coletivo e participativo para definir os objetivos, estratégias e ações de uma organização de forma dinâmica e sistemática”.

 

planejamento na importação

Assim, a empresa poderá monitorar todos os custos envolvidos, incluindo pagamento ao fornecedor, transporte, armazenagem, seguro etc., além dos custos tributários e aduaneiros. 

Saiba mais sobre o processo de importação acessando nosso artigo aqui

Nesse contexto, a utilização das tecnologias da informação permite um monitoramento em tempo real, bem como a capacidade de projetar cenários e a tomada de decisão fundamentada. 

Dessa forma, o processo de importação torna-se mais assertivo, permitindo tomar decisões preventivas diante de possíveis mudanças. 

Obtenha o benefício fiscal ideal para a sua importação com a equipe 3S CORP 

Nossa equipe trabalha com foco de mercado e temos a missão de reduzir custos sem deixar a eficácia operacional para trás. 

Logo, uma dessas soluções é oferecer uma assessoria completa para as empresas que desejam importar por Santa Catarina para obter o benefício fiscal do ICMS. 

Os grandes diferenciais para obter o benefício com a equipe da 3S CORP, são: 

  1. Suporte contínuo, ou seja, mesmo após a concessão do benefício continuaremos a monitorar a Legislação Fiscal e, em caso de mudanças, a empresa conseguirá agir de maneira preventiva; 
  1. Trabalhamos em estrita observância às normas de compliance, de forma legal e ética que criam todo um dossiê da solicitação, evitando assim qualquer tipo de problema e/ou questionamento por parte das autoridades fiscais. 

Entre em contato e saiba mais sobre como nossos experts podem colaborar com a redução de custos da sua importação. 

COMPARTILHE