Ajude 
 o Rio Grande do Sul

NOSSO

BLOG

Entenda como desenvolver fornecedores globais para um mercado competitivo

Para todo profissional de comércio exterior – neste caso em especial, os importadores – ter conhecimento e desenvolver novos fornecedores globais é fundamental para dar sequência a novos negócios e alçar voos ainda mais longínquos e por vezes jamais pensados. Para que este projeto saia do papel tornando-se realidade, existem diversas etapas que compõem todo este processo de desenvolvimento ou outsourcing internacional. 

É preciso ter um acompanhamento de cada etapa de forma estratégica e alinhada aos interesses da empresa, objetivando o cumprimento dos prazos e o desenvolvimento dor fornecedores em alto padrão de qualidade e eficiência.

Esta estratégia de outsourcing internacional, se bem planejada e executada, pode se tornar um diferencial importante no crescimento e desenvolvimento da empresa.

Outsourcing internacional: entenda

O que mencionamos anteriormente trata-se de um simples desenvolvimento de novos fornecedores, ou outsourcing internacional. Este termo de origem inglesa é bem conhecido entre os profissionais de importação, pois para podermos desbravar novos horizontes, temos que desenvolver novos fornecedores e mercados que os abranjam. Este é o dia a dia do importador.

outsourcing internacional

Este termo teve origem nos anos 1960, quando os Estados Unidos começaram a montagem de alguns de seus produtos no México, iniciando um outsourcing. Em outras palavras, as empresas que utilizam o outsourcing internacional elegem parceiros para realizar a gestão de áreas estratégicas do negócio. Em uma importação, por exemplo, isso significa que pode-se contratar uma empresa terceira para desenvolver algum negócio específico em um determinado país.

Benefícios do outsourcing internacional

Ao eleger uma empresa que cuidará de toda logística do processo, por exemplo, estão sendo escolhidos os melhores profissionais para aquela demanda. Este é um dos benefícios mais latentes do outsourcing internacional. É poder escolher e delegar as funções essenciais para profissionais e equipes altamente qualificados.

Isso porque estes profissionais escolhidos já têm experiência e a capacidade de executar o serviço proposto com maior eficiência e eficácia, comparados a outros profissionais que não dominam o assunto.

O que levar em conta antes de fechar um pedido de importação com um novo fornecedor?

A escolha de um novo fornecedor não pode ser feita às pressas sem planejamento e sem direcionamento.

Existem diversos critérios que devemos seguir, a fim de minimizar erros e possíveis problemas em uma futura compra internacional. Confira abaixo algumas dicas:

  1. Entenda o produto a ser pesquisado para escolher o melhor fornecedor: compreender seu uso e como pode ser aplicado, para facilitar o entendimento do fornecedor e que ele possa oferecer uma solução à altura da necessidade levantada;
  2. Entenda a demanda do cliente final para focar em um fornecedor específico: procurar saber quais são os objetivos do cliente final e para que ele vai usar determinado produto, com o objetivo de encontrar a melhor solução;
  3. Verifique a reputação do fornecedor: se possível, procure contratar uma agência que faça uma varredura nos balanços e situação financeira da empresa. Este é um ponto crucial do processo, em que a equipe técnica da 3S CORP tem expertise comprovada. Além da prospecção, a consultoria especializada pode realizar auditoria de fábrica, vistoria de produção pré-embarque e estufagem. Ao final, você receberá um relatório da mercadoria com fotos e detalhes de inspeção de qualidade antes do embarque;
  4. Solicite referências comerciais do fornecedor: sejam elas através de outros importadores ou via internet;
  5. Solicite amostras para testar o material escolhido depois de ter contactado o fornecedor: ter a certeza de que o produto é da cor que se busca, do tamanho solicitado ou que exerce a função escolhida é ter mais certeza de que o resultado será positivo no final.

Como encontrar um novo fornecedor no exterior?

A busca por bons fornecedores, sejam eles no mercado interno ou externo, é um desafio e tanto. A pesquisa prévia deve ser bem-feita para não resultar em problemas no futuro e acabar prejudicando o negócio.

Um dos grandes erros é achar que é possível encontrar bons fornecedores em apenas uma busca rápida em algum site que liste possíveis deles. O trabalho vai muito além de uma simples pesquisa na internet. Portanto, podemos ter em mente as seguintes opções para encontrar um fornecedor confiável:

Rodada de negócios

Podemos listar diversos benefícios e ganhos práticos de uma rodada de negócios, pois trata-se de eventos exclusivos voltados a empresários que estão querendo fechar negócios de uma forma mais direta, sem rodeios.

Em resumo, é normalmente organizada por uma instituição idônea que promove e sedia estas negociações. Podem estar presentes investidores, fornecedores, compradores e prestadores de serviço e todos com um único objetivo: fazer bons negócios.

negócios com fornecedores
SVYATKOVSKY.COM

Feiras internacionais

Para quem quer fomentar o seu negócio, as feiras internacionais são um dos principais meios de integração com novos clientes e fornecedores em potencial. Também possibilita pesquisar concorrentes, coletar informações de mercado, entender sobre novas tendências tecnológicas e, por fim, pensar em novas perspectivas de negócio.

Leia também: Feiras internacionais: dicas para guiar os seus negócios em 2024

Outsourcing

Esta modalidade trata de uma organização que oferece serviços terceirizados para uma área específica da empresa que a contrata. As empresas de outsourcing internacional são diferenciadas, uma vez que possuem a expertise que a contratante busca para determinada área do seu negócio.

Ao contratar uma empresa outsourcing, a contratante já tem a certeza de que o problema dela será resolvido de forma imediata, por vezes reduzindo custos significativamente e melhorando a eficiência do processo desde o início do contrato e diminuindo prazos para entrega de projetos a serem trabalhados.

O time 3S CORP é referência em prospecção de produtos e fornecedores no continente asiático

Já pensou poder contar com uma das empresas que mais se destaca em outsourcing na importação? Poder encontrar o seu fornecedor, desenvolver e inspecionar pré-embarque? Isso é possível com a 3S CORP.

Reconhecido globalmente, o time 3S é referência em prospecção de produtos e fornecedores em todo o continente asiático. Time confiável, focado e voltado a redução de custos, que diminuirá o seu tempo de busca e trará mais assertividade aos seus negócios.

COMPARTILHE