Terminal Portuário comemora 9 anos de operações no dia 16 de junho!
Com a tendência para que embarcações de até 350 metros entrem em operação no país, a Marinha do Brasil acaba de ratificar a autorização para manobras de navios com essas dimensões para a operação no Porto de Itapoá.
Em junho de 2011, o Porto Itapoá iniciou suas operações e os maiores navios que chegavam ao Brasil eram os Super-Post-Panamax, com aproximadamente 300 metros de comprimento. Essas embarcações, desde então, contemplam Itapoá dentro de suas escalas prioritárias e, ano após ano, as dimensões dos navios com permissão para operarem no país vem sendo acrescidas chegando, em 2019 , às embarcações que superam os 330 metros de comprimento.
A Baía de Babitonga possui uma profundidade natural que, em algumas áreas do canal, passa de 21 metros. Seu complexo portuário representa quase 60% das cargas movimentadas em Santa Catarina em tonelagem bruta.
Em Santa Catarina, o Complexo Portuário da Baía de Babitonga, que incluem os terminais portuários de Itapoá e São Francisco do Sul, representam 59,3% de toda a carga movimentada pelos portos no Estado. Ao todo Santa Catarina movimentou quase 47 milhões de toneladas. Desse montante os Portos da Babitonga movimentaram quase 28 milhões de toneladas.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Porto |
Fonte imagem: Portogente