Caro importador, você já parou para pensar como vai fazer se precisar se comunicar com os chineses em uma reunião de negócios ou mesmo em sua primeira visita ao país para interagir com a cultura chinesa?
Pois é, uma única experiência pode não ser o suficiente para aprender a diversas regrinhas culturais deste país. Então confere as dicas valiosas deste blogpost elaboradas por Lucas Schommer, diretor comercial e CEO da 3S CORP!!
Aparência
- Homens: terno de estilo mais conservador e de cores neutras ou discretas.
- Mulheres: Evitar salto muito alto, blusas de manga curta e decotes, uma vez que os chineses desaprova mulheres que mostram muito corpo.
- Cores neutras e sutis devem ser investidos por homens e mulheres.
- Vestimenta casual também deve ser conservadora.
- Homens e mulheres podem vestir jeans em ocasiões informais.
.
Comportamento
- não faça movimentos de mão muito amplos. Diferentemente dos brasileiros, os chineses não “falando com as mãos“.
- O contato físico deve ser evitado a todo custo extremamente inapropriado para um homem tocar uma mulher em público.
- Não aponte enquanto estiver falando.
- Se necessário apontar, use a palma da mão aberta em vez dos dedos.
- Colocar a mão na boca é considerado inapropriado.
- Evite gestos ou ações que envolvam a boca.
- Não discuta negócios durante uma refeição se o anfitrião não fizer.
- É esperado que você prove todos os diversos pratos que eles são servidos, então evite comer muito nos primeiros pratos.
- Por outro lado, comer toda comida sinaliza para o chinês que você ainda está com fome, e ele servirá mais.
- Aprendendo a manusear os palitos como talhar para as refeições. Apesar de garfos e facas serem comuns atualmente na China, ainda é tradicional e respeitoso adequar-se ao costume local de comer com os palitos, utilizados a mais de três milênios no país:
- Nunca coloque em cima da tigela ou do prato, pois representa a morte;
- Evite derrubá-los, já que é má sorte para o supersticiosos chineses.
- Mulheres, geralmente, não consomem bebidas alcoólicas nas refeições. Obtendo permissão, a mulher pode consumir a bebida, demonstrando sua educação.
- Gorjetas podem ser consideradas insulto, mas estão se tornando mais comuns.
- Sempre chega no horário ou com antecedência se você é convidado.
- Em jantares almoços, a pessoa que convida todos deve pagar a refeição. Se nenhuma pessoa específica convidou a todos, a etiqueta chinesa manda que todos discutem, no final da refeição, quem pagar a conta. Pagar só para si mesmo é sinal de egoísmo.
- Ao se recusar um convite na China, como visto anteriormente, deve se dar uma explicação detalhada e convincente (mesmo que inverídica) sobre o porque do não comparecimento, demonstrando grande apreço pelo convite recebido para não parecer rude e “perder face”.
.
Presentes
- O presente mais comum na China é oferecer um banquete.
- Por sua cultura coletivista, os chineses aceita um presente materiais de uma maneira reservada, para não parecer em gananciosos demais.
- O presente será recusado educada mente três vezes. A cada recusa, deve-se Oferecendo novamente com educação e, quando for recebido, se expressa felicidade por isso.
- O presente deve ser dado e recebido com ambas as mãos e deve ser embrulhado, apesar de que não será aberto na hora para evitar um possível desapontamento de quem recebe. Você também deve receber o presente (depois de recusar três vezes) com as duas mãos e guardado para depois.
- Presentes nas empresas ainda são considerados como suborno, mas tal política está mudando. Se o presente, por essa razão, não foi recebido, deve-se dizer educada mente que compreende a situação e guardá-lo. Uma boa opção é aguardar até que as negociações sejam concluídas para dar presentes, evitando assim, que pareça suborno.
- A maneira mais correta no meio empresarial é dar um presente explicando que em nome da empresa, para empresa chinesa, dando o a pessoa de posição mais prestigiosa e/ou de maior idade na ocasião. Quando forem vários presentes, sempre de presente melhores em ordem hierárquica. Quanto mais importante for o cargo da pessoa, melhor presente.
- Cê é um presente for dado para uma pessoa por uma boa relação de trabalho, deve ser faze-lo de maneira reservada e explicar que é um gesto pessoal de gratidão pela amizade, e não de sua empresa.
- O valor do presente deve condizer com o valor da negociação. Presentes muito caros na ocasião errada podem causar embaraço, pois quem o recebe pode não ter planejado retribuí-lo com presente a altura.
- Símbolos são importantes na cultura chinesa, e nos presentes não é diferente. Vermelho é a cor da sorte; rosa e amarelo, da felicidade. As cores preto, branco, azul, o número quatro ou qualquer presente com quatro itens são associados a morte ou funerais. Relógios, lenços, leques e sandálias de dedo também.
- Objetos cortantes, como facas, canivete tesouras, representa um corte na relação ou amizade, incluindo os negócios, devendo ser evitados.
- O ideal é certificar-se previamente se o presente adequado por suas características, pelo valor e pela superstições da cultura chinesa que possa vir a evocar.
.
Comunicação
- O cumprimento comum é curvar-se. Quanto mais importante a pessoa, maior é o grau de curvatura. Porém, está se tornando comum o comprimento por meio do aperto de mãos. Deixe que o chinês ofereça mão primeiro.
- Aplausos são comuns para cumprimentar um grupo de pessoas; o mesmo esperado em resposta.
- Apresentações de pessoas são formais, utilizando o seu título para tal.
- Em geral, os chineses utiliza um apelido ocidental em seu nome quando em contato com estrangeiros para facilitar a comunicação.
- Pontualidade é vital na China; paciência também. Muitos chineses prefere consultar astrologia ou esperar por um dia considerado de boa sorte para concretizar o negócio ou tomar uma decisão.
- Tenha várias cópias de todos os documentos e materiais nas reuniões.
- As duas mãos devem ser utilizadas para dar e receber cartões de visita. Nunca escreva nele ou coloque um no bolso ou na carteira. Use um objeto específico para guardar cartões.
- Os chineses dão muito valor ao status e a hierarquia. Por isso, o membro mais importante de sua empresa apresente deve ser o condutor das reuniões.
- Adquira um conhecimento aprofundado da cultura chinesa pois isso demonstra respeito, atenção e empenho nas reuniões de negócios.
- Deixe o chinês retirar-se da reunião primeiro.
- Uma característica singular dos chineses esse alto denegrir e elevar a outra pessoa quando uma conversa face a face. Para eles, é um sinal de educação.
- Quando recebe um elogio, o chinês também tenta ser modesto e humilde dizendo: “eu não sou tão bom assim” ou “eu estou longe de ser bom”. Atitude de humildade são consideradas virtudes pela cultura chinesa.
- Quando se está ouvindo uma pessoa, é respeitoso sempre olhar para ela.
.
Amizade na China
- Amizade na China é um vínculo muito estreito. As pessoas espero que seus amigos as ajude sempre em qualquer situação, assim como farão o possível para sempre ter a mesma atitude. Um ditado chinês diz: “em seus pais que você deve confiar em casa, mas temos amigos que se deve confiar na sociedade”.
- Quanto mais amigos você tem, melhor você é visto por todos, porque Ter muitos amigos na China sinal de uma boa personalidade. Amigos, para os chineses, nas horas difíceis servem como apoio emocional e até financeiro.
- Dessa maneira, os chineses podem fazer pedidos mais diretos aos seus amigos do que o considerado como em outras culturas. Muitas vezes isso pode parecer rude, quando, na verdade, eles estão tentando parecer amigáveis.
.
Material elaborado por Lucas Vogt Schommer, empresário, diretor da 3S Corp.
(Fragmentos do Livro “O Fator China e os Novos Negócios”)
www.3scorporate.com
(51) 3581.4761 / (47) 3075.0994
WhatsApp (51) 99669-5777