Ajude 
 o Rio Grande do Sul

NOSSO

BLOG

Global Sourcing: busque vantagens competitivas para o seu negócio

 

Uma estratégia que visa buscar soluções e captar recursos, bem como fornecedores em países no exterior, que promovam vantagens competitivas para o seu negócio. 

Esta vantagem pode se apresentar desde a aquisição de insumos mais baratos, na busca por qualidade, ou até na aquisição de bens indisponíveis por falta de manufatura local.

.

  • Por que a busca pelo Global Sourcing aumenta significativamente a cada ano?
  • Preço x Qualidade em importações da China
  • Buscando fornecedores na China
  • Como evitar transtornos para quem está iniciando na importação?
  • Tenha uma boa estratégia e conte com bons parceiros

 

.

1. Por que a busca pelo Global Sourcing aumenta significativamente a cada ano?

Esta estratégia é fruto da globalização. Sua ascendência exponencial se dá justamente por conta da diversidade de ofertas e do desenvolvimento do mercado mundial, principalmente na China, onde o nível de competição de diversas indústrias é cada vez maior e mais intenso.

Buscar recursos no exterior atualmente é quase uma obrigação para a sobrevivência de um negócio em qualquer parte do mundo. Com a grande competitividade, as organizações se sentem cada vez mais pressionadas a buscarem por preço, qualidade e diferencial competitivo em relação à sua concorrência. O mercado consumidor exige isso hoje. 

Antigamente era mais fácil conseguir destaque e promover diferenciais muito competitivos através de novas tecnologias. A questão é que hoje, além das diferenças de preço serem menores, há muita variedade e flexibilidade disponíveis no mercado externo, o que torna muito mais fácil copiar inovações por um custo menor, forçando as empresas a serem mais criativas para manterem o seu diferencial de competitividade.

..

2. Preço x Qualidade em importações da China

A China, atualmente, é o principal parceiro comercial do Brasil no global sourcing, também conhecida por ser a “fábrica do mundo” pela sua diversidade de ofertas em produtos, mas principalmente pelo baixo custo na maioria dos insumos ofertados. 

Muito se fala sobre produto chinês não ter qualidade, mas isso é passado. Hoje a China ganha destaque a nível mundial em diversos itens, com a produção de mercadorias de excelente qualidade. 

Assim como em qualquer outro lugar no mundo, é claro que a China também dispõe de produções inferiores, seja em acabamentos, usabilidade e funcionalidade, ou até mesmo em termos de design. É possível encontrar uma enormidade de itens ofertados por lá, e cabe ao importador saber o que buscar, bem como onde encontrar.

O fator determinante neste caso sempre será o preço. Sim, na China, preço tem relação direta com a qualidade que você busca. Se o importador optar por “pechinchar” com um fornecedor chinês, pode ficar com a “pulga atrás da orelha” quando a sua mercadoria estiver a caminho. 

 

3. Buscando fornecedores na China

Apesar de possuir uma política comunista, é o capitalismo que move a economia por lá, logo fazer negócios é com os chineses mesmo. Considerada como o maior mercado mundial, a China consegue apresentar todo o tipo de ofertas. É possível, inclusive, personalizar a sua marca em alguns produtos. Mas saber onde e como encontrar fornecedores de confiança é crucial para obter uma boa experiência de compra. 

Assim como em qualquer parte do mundo existem maus fornecedores, na China é possível encontrar parceiros com produções de altíssimo nível. Tudo tem relação com o tipo de produto no qual se tem interesse e, principalmente, no preço que se quer pagar. 

Um erro frequente de importadores que iniciam no global sourcing é a busca prioritária por preço apenas, abrindo margem para o risco alto de fechar negócios com fornecedores que desenvolvem produções, muitas vezes, abaixo de um nível aceitável. O grande problema é que isso é mais comum do que se possa imaginar. 

 

4. Como evitar transtornos para quem está iniciando na importação?

A boa notícia é que existem alguns meios para se evitar transtornos indesejados na sua importação e conseguir fornecedores realmente qualificados:

  • Agentes na China: contratar agentes especializados na China, que intervenham no seu processo e efetuem avaliação local dos produtos disponibilizados nos fabricantes, pode ser  uma boa estratégia se você não tem condições de viajar até o seu exportador. 
  • Feiras internacionais: Outra opção é participar de feiras, multissetoriais ou especializadas no seu nicho, para conferir presencialmente e aproveitar para fazer uma imersão cultural no país.

No caso da China, um dos eventos mais conhecidos no mundo é a Cantonfair, maior feira multissetorial do globo. Esta pode ser uma boa forma de conhecer a cultura chinesa, principalmente para empresas que estão iniciando no global sourcing. Mas lembre-se de estar sempre acompanhado de um bom tradutor, caso você desconheça a língua local, principalmente porque nem sempre ser bom no inglês lhe ajudará quando o assunto é a China, 

  • Inicie com pedidos menores: Antes de sair fazendo compras enormes, priorize amostras para avaliar. Esta é uma boa forma de conhecer fornecedores e segmentar aqueles que melhor atendem ao seu objetivo. Avalie sempre as fotos apresentadas com a entrega do fornecedor e mantenha o monitoramento constante, mesmo após definir quem de fato será o seu exportador

 

5. Tenha uma boa estratégia e conte com bons parceiros:

Para ser um importador de sucesso tenha sempre uma boa estratégia comercial de vendas e de compra. Avalie o seu público alvo, bem como se há espaço para o seu produto no mercado interno. Acompanhe a sua concorrência, conheça os passos dela para saber como e quando dar os seus. 

Não faça nada por impulso, sob o risco da sua compra virar um passivo sem solução e acarretar em prejuízo desnecessário. 

Possuindo ou não experiência como importador, procure sempre contar com bons agentes de comex, que facilitem o seu processo operacional e que possam ajudar no desenvolvimento do seu projeto, trazendo maior segurança para o seu negócio. Quanto melhor for o relacionamento com os seus parceiros estratégicos, mais assertiva será a sua operação, e mais positivos serão os seus resultados.

 

3S CORP Soluções Internacionais

www.3scorporate.com

Novo Hamburgo/RS (51) 3581.4761 | Itajaí/SC (47) 3075.0994 

 

 

COMPARTILHE