Mas o que é então, e qual a diferença?
Veja, o conceito de drop shipping, ou estoque na fonte, é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, mas oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor.
Assim que o cliente completa o pedido de compra, o revendedor solicita e paga ao fornecedor que fará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao cliente. Dessa forma, o revendedor usa o estoque dos seus fornecedores como um estoque pulmão.
– Bom, mas o que tem de errado nisso?
– De errado, nada. Porém importação não é isso.
Estive pesquisando alguns cursos sobre importação para sugerir ao time e me deparei com um em que o sujeito “ensinava a importar” roupas, perfumes etc.
Isso não é importação. Importação na prática é: negocia, compra, fecha câmbio, embarca, libera na alfândega, estoca, emite nota de entrada, vende, emite nota de saída… Isso é Importação. Elaboração de estratégia de negócios sólida. É o pensar não apenas naquela importação que está chegando, mas na rotina de gestão de novas compras, dando foco principalmente na recompra, no lead-time de uma operação.
Conteúdo por Lucas Vogt Schommer
Diretor Comercial 3S CORP