Alteração na base de dados das exportações brasileiras

18/05/2018

Blog-News_(base-de-dados)

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços (MDIC) esclarece que, com o início da utilização do Portal Único de Comércio Exterior, ocorreu mudança metodológica quanto à data de referência dos dados de exportação, que passa a ser a data de embarque da mercadoria.

À medida que as operações de exportação forem sendo migradas para o Portal Único de Comércio Exterior, a data de embarque passará a ser a única referência para o critério “data de exportação”. A partir do segundo semestre, todas as exportações, obrigatoriamente, já serão realizadas por meio do Portal.

Essa mudança atende mais prontamente as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), no que se refere ao registro da data das operações de exportação. Segundo a ONU, para efeito de balança comercial, a data de exportação deve ser a da saída da mercadoria do território nacional, ou “data mais próxima que se tem registro”. Nos dados oriundos do Siscomex, a data das operações tem como referência o desembaraço aduaneiro.

O Portal Único de Comércio Exterior tem ferramentas que permitem o registro da data do embarque. Para o diretor do Departamento de Estatísticas e Apoio à Exportação da Secretaria de Comércio Exterior, Herlon Brandão, “além de melhor atendermos a uma recomendação da ONU, passamos a ter um dado mais aderente ao fluxo de comércio e a ter maior comparabilidade com informações de outras nações que seguem os mesmos parâmetros”, explica.

A Secex também informa que, como se trata de um sistema em processo de implantação e com informações novas, alterações e revisões dos dados poderão ocorrer.

As informações constam de nota divulgada pela Assessoria de Comunicação Social do MDIC.

 

Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC + LEADERLOG

Categorias

Noticias/News

Compartilhar

Posts Relacionados

Gestão de risco no Comércio Exterior: além da certificação OEA
28 de março de 2023

Gestão de risco no Comércio Exterior: além da certificação OEA

*Lucas Vogt Schommer No entanto, a gestão de risco no comércio exterior vai muito além da obtenção da certificação OEA. É necessário ter uma visão ampla e aprofundada sobre os diversos riscos envolvidos em operações de importação e exportação, além de contar com uma equipe especializada e capacitada para lidar com essas questões. Entre os […]

ExportaçãoImportação
Ler mais
Impactos da pandemia nas importações por meio de contêiner REEFER
23 de novembro de 2020

Impactos da pandemia nas importações por meio de contêiner REEFER

No intuito de minimizar os impactos causados devido a propagação da pandemia pelo mundo, diversos países estão tomando medidas de controle restritivas, principalmente no comércio internacional. Na China, por exemplo, as importações estão passando por inspeções sanitárias extremamente severas, principalmente quando se trata de cargas congeladas. Por conta deste controle maior, que incide na verificação […]

ExportaçãoImportação
Ler mais
Exportadoras brasileiras começam a se preparar para extinção da Libor
29 de outubro de 2020

Exportadoras brasileiras começam a se preparar para extinção da Libor

Indicador de referência mais utilizado em contratos de crédito no mundo só poderá ser usado até o fim de 2021; empresas precisam chegar a consenso com importadores sobre qual a melhor taxa disponível para fazer a substituição

ChinaExportação
Ler mais

Pronto para começar?

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar seu negócio a alcançar novos patamares no comércio exterior.